God of War está entre os games de maior sucesso no mundo e uma das sagas mais famosas e admiradas entre sonistas. Aqui nós falamos sobre o game nos mais diversos aspectos possíveis, desde o jogo em si até sua mitologia.
Após passar por uma barreira de Guardiões Olimpianos e Centauro comandando-os,Kratos passa por mais uma parte da cidade,também vendo um deus e um Titã se enfrentando.Mas depois de atravessar um pequeno corredor,chegando um pouco mais próximo do Titã,e segurando na balista,um monstro dá de cara com Kratos,o monstro:
Quimera:
Quimera é um monstro, e é mais considerado uma Besta.
A Quimera é normalmente o símbolo cristão do mal. Ela tem suas faces que se comparam ao Diabo.Ela é um monstro que aterroriza(aterrorizava) cidades, cavernas, florestas, aldeias(em cada lenda,cada lugar).
Quimera é filha(filho) de Tifão e de Equidna.
Quimera é considerada besta e o símbolo cristão do mal por ter e demonstrar as faces do Diabo, que são:
O Devorador,a cabeça de Leão : A cabeça de leão é o Devorador, por sempre estar querendo se alimentar de pessoas, e criaturas, e sempre tendo os momentos de agressividade e violência.
O Imundo,a cabeça de Cabra : A cabeça de cabra é a imundisse, representando impureza, sempre estando sujo, sujeira, "imundo".
A Serpente,a discreta,rastejante e sensível : A serpente é a discreta, quase nunca podemos sentir sua presença, saber seus planos ou se está atrás de nós.
A Quimera era conhecida não só apenas pela sua aparência monstruosa,nem seu tamanho gigantesco,mas também pelo seu poder de fogo,que ela jorrava com suas duas bocas,a de cabra e a de leão,e em algumas lendas,também soltava fogo pela sua cabeça de serpente,mas normalmente,nas lendas,ela jorrava um jato líquido de ácido,veneno,e bem comum,um ácido que cegava oponentes,tudo isso com sua cabeça de serpente.
Seu poder de fogo era temido,por todas as aldeias,pois era um poder devastador,queimando muitos dos lares de moradores e florestas que lá habitava.
Uma pintura verdadeira da Quimera,em um jarro,encontrado em uma aldeia,mostrando suas três cabeças.
Depois de vencer a besta,e pelo menos achar que derrotou a carroça,Kratos vai em busca daquele inimigo já visto antes,em busca de respostas.
Entrando na Porta para Olímpia,Kratos encontrou um ser que não é desconhecido à ele,além de ser bem presente em sua jornada,que são as:
Harpias:
As Harpias são seres que apenas existem Fêmeas,não há Harpias macho.
As Harpias são mulheres,o que com uma de suas histórias pode se dizer que se resume em prostituição,que é:
Quando acontece o problema de quase todos os humanos,que são sentimentos comuns,de ser egoísta,invejosa,rancorosa.Mas esses tipos de sentimento pra um homem eles achavam que podia ser permitido e não precisaria se preocupar,que não tinha problema algum,pois os homens lutavam,trabalhavam e viviam em tormenta(por causa das guerras e mais guerras).
Mas com as mulheres,todos achavam que não avia motivo algum pra se estressar,pois tinham uma vida "leve" no reino em que viviam.Quando acontecia com as mulheres exatamente o que eles respeitavam aos homens(aqueles comportamentos),com as mulheres,eles achavam aquilo meio que "profano" aos pensamentos deles.Então,por isso,eles(os gregos,e até romanos) achavam que após esse tipo de pecado,elas pagariam por aquela afronta,de alguma forma,de algum jeito,que os deuses puniriam-as.Os homens gregos não gostavam de punição brutal às mulheres,(além disso,nenhuma mulher no Olimpo já foi massacrada),então,eles deixavam isso por conta dos deuses.E daí,é que os deuses,como castigo,transformavam elas,(essas mulheres que tinham aqueles "comportamentos e sentimentos") em Harpias.
Já,como Harpias,tudo que elas teriam reclamado e falado sem tanta necessidade,teria sido a causa de sua própria desgraça.Assim,elas vivendo para sempre realmente revoltadas.
Outra história é essa,a que é a personificação da prostituição:
Muitas das mulheres Gregas são belíssimas,de grande beleza,eram ditas até mesmo como réplicas de "musas".Mas também,em muitos dos lugares,tribos,reinos,cidades e outros mais,existiam (como sempre) as mulheres que "vendiam" seu corpo para seu sustento e algumas para seu próprio prazer,que querem o prazer do sexo como algum tipo de satisfação e prazer,mesmo sabendo que há outras maneiras.E com isso,com o sexo só por prazer próprio e indevido,com mais de um ou dois homens(e até muito mais),que faziam isso não por verdadeiro amor ao seu homem nem pela vontade de ter um herdeiro,mas sim realmente pela própria vontade de sua carne por um certo tipo de luxúria.Principalmente das mulheres que viviam nos Bordeis ou Prostíbulo(um tipo de Motel)para qual muitos dos homens iam após suas batalhas.
Mas mal sabiam eles aquela época que avia a AIDS,depois de um tempo eles descobriram,mas não sabiam como cura-lá.E como as mulheres,por terem compartilhado muito do sexo com os homens do reino,elas pegavam bem mais facilmente e por isso,muitas mulheres morriam por esta causa(pela imunidade baixa).Mas eles não achavam que elas realmente morriam,mas sim,achavam que elas se transformaram em seres ímpios por sua despreza ao corpo.Que ao em vez de beleza seria monstruoso,que em vez de poder fazer sexo com prazer,saberia e não poderia fazer mais,por causa que pela aquela situação desnecessária de uma busca de sustento,desejo e prazer através do seu corpo teria sido o motivo de sua desgraça a partir daquele dia.
E daí em diante,elas não seriam mais consideradas humanas,muito menos réplicas de "musas",mas sim monstros,uma aberração,uma Harpia.
Reflexão e observação: Quando se faz algo com seu corpo não por verdadeira necessidade ou com sabedoria,isso irá trazer conseqüências à tudo que o pertence,pois o corpo é algo até mesmo sagrado,quando ele não é usado com inteligência alguma e sim para você sentir prazer,e apenas prazer,isso irá causa-lo dano e mais dano,após já estar completamente dominado.Por algo que acabará completamente com a chance de sentir o prazer de todas as formas. Mas não que seja proibido sentir prazer com o corpo,não é e nunca foi errado,crime ou pecado,mas ele deve ser usado com pelo menos o mínimo de sabedoria,pois pode trazer doenças que realmente acabam levando à morte.
Após Kratos lutar e usar de apoio as Harpias,para ir mais além na cidade,Kratos encontra uma outra saída da caverna escura,para entrar em um lugar além do que se podia ver.
Passando por um corredor meio que estreito,é uma das características do caminho para a: Porta para Olimpia:
Porta para Olimpia é um dos tipos de passagem para a cidade.Uma porta que era preciso coragem e bravura para ser atravessado,pois não era uma Porta qualquer "citado em histórias".Era uma porta protegida pela importância dessa cidade,que carregava grande importância para as culturas.Por isso ela era protegida bravamente para não lhe acontecer nada de ruim.
Também,até mesmo,em alguns lugares,como outros países,essa entrada para a cidade de grande cultura tem um outro nome,que é: Portão do Herói:
Essa é a entrada da cidade,que em uma grande porta que é pronta para a travessia preparada para os visitantes das suas apresentações.
Uma porta que é feita conforme sua cultura.Uma das apresentações de um tipo de réplica da Porta é uma entrada,cercada por soldados Espartanos.(Por isso é que alguns lugares e outro nome da Porta para Olímpia é Portão do Herói). Uma entrada verdadeira de uma das passagens para Olímpia.
Entrando na cidade,Kratos estaria prestes a encontrar coisas do tipo que ele não imaginava,assim como algo do tipo de inimigos e aliados virados contra ele agora.O que não seria fácil,mas o que ele estava determinado a fazer.
Depois de conseguir uma nova arma e poder,e também depois de passar pelos Talos e os Cães Raivosos,mas principalmente depois de passar pelo Portal de Hiperion e entrar em um lugar onde aviam poucos os sobreviventes e moradores,mas onde ele encontrou um inimigos futuro,e a surpresa de encontrar Gaia.
Caída e prestes à cair,por não ter mais forças,mas assim como ela negou a continuação da conquista de Kratos,ele não podia fazer nada por ela.Pois,por ela não ter ajudado ele antes,ele não teve opção de salva-la.
Assim,fazendo ela cair para as profundezas,assim como ela fez.
E logo depois disso,em frente a um portão,aparece uma mensagem e com isso,aparecem os: Guardião Olimpiano:
Os Guardiões Olimpianos são os reforços dos deuses.Eles são o esquadrão de batalha mais experiente e mais reforçados em batalha e também em vestimenta.Com uma armadura reforçada,que contém mais equipamentos como proteção ao seu corpo,e com um armamento mais poderoso,assim causando mais dano e melhor proteção.
Isso tudo não só por terem que lutar mais,mas sim pela sua experiência por serem o reforço,esquadrão mais poderoso,ou melhor dizendo "força-tarefa" e Guardiões Mortos-Vivos dos deuses.Os seguranças dos Olimpianos,que mais protegem seus aposentos.Protegendo eles em batalhas,ataques em grupo,comandados por alguém ainda superiores à eles.
Por terem sido os guerreiros de infantaria mais dedicados e fortes,(percebe-se pelo seu armamento,que não era usado por qualquer um),e por isso,por terem sido excelentes guerreiros de Infantaria no passado(quando eram vivos) agora que estão mortos,foram considerados e classificados pelos deuses,que são eles e outras criaturas um pouco superiores à eles que os convocam para batalhas,que os transformaram em os Guardiões Olimpianos.
Com a luta contra os Guardiões Olimpianos,Kratos estava prosseguindo com sucesso ao caminho para seu inimigo futuro e com a abertura do Portão.
As Garras de Hades realmente pode se dizer que são existentes,pois,toda arma divina de um deus,pelo menos normalmente quando é citado nas lendas,contém um poder,e quando se fala sobre Hades,já logo vem à cabeça : sombras,escuridão,mal encarnado,mas principalmente em maldição e morte.E quando se fala em monstros,o que se pensa é: o lar deles e sua existência vem das profundezas do Submundo,seres do "Inferno".E como contado em seus mitos e lendas sobre seu cargo,Hades realmente controla almas e os monstros,mas ele cuida principalmente de suas almas,e um dos modos de controla-los seria através de suas lâminas,as Garras de Hades,e com isso,usar contra quem ele quiser,a: Convocação de Almas:
A Convocação de Almas vem através das almas Amaldiçoadas que não pertencem ao mundo comum e superior,são as almas indignas,demoníacas,que são apenas os monstros que não são considerados humanos,animais,ou divindades,mas sim os seres obscuros existentes no mundo.
Assim,convocando todas as Almas Amaldiçoadas,existentes no mundo tanto superior quanto inferior.
Convocando Almas Amaldiçoadas de monstros,criaturas sobrenaturais que não são aceitas no mundo dos humanos nem dos deuses.
As criaturas que contém nesse recipiente são todas as espécies de criaturas temidas mundo à fora como: Cérbero(Um tipo diferente de Cérbero,um Mestiço),Mortos-Vivos(Sentinelas Olimpianos) e também outrostipos de almas que são temidas como: Quimera Górgona,Demônio Olimpiano,Serpente Górgona,Centauro General,Ciclope Tirano e Sereia Sedutora.
Assim como Atena fala após ele conseguir as Garras de Hades: - Kratos,você conseguiu as Garras de Hades.Com elas,você pode convocar as almas amaldiçoadas para atacar seus inimigos.
Com as Garras de Hades,agora,Kratos pode convocar muitos dos tipos de almas de monstros.Porém,só com ela (Garras de Hades) ele tem esse poder de convocação.Mas isso,usando almas de inimigos contra eles mesmos,ele tem em suas mãos o poder de colocar em batalha também seus inimigos convocados.
E assim,segue em frente.
Após vencer Hades,já era provável de se esperar que Kratos consegui-se algo amais do que sua alma,que era sim sua arma,as: Garras de Hades:
As Garras de Hades são as armas de Hades que foram feitas por Hefesto,com uma combinação que foi retirada do Submundo,da parte obscura,sombria que juntas,unidas deram em uma arma,que foi as Garras de Hades.Sua lâmina junto com o poder de Hades se torna uma arrebatadora de Almas.
Ela não é citada na Mitologia Grega,mas muitas das histórias e lendas sobre Hades dizia que ele capturava as almas tanto de inimigos quanto os que ele julgava e os que eram julgados.Ele usava coisas sobrenaturais para obter almas e mais almas,por isso a criação das Garras de Hades.
Muitos e muitos mitos diziam que ele,com suas garras ferozes,agarrava e pegava a alma de seu próximo.E algumas dizia também(muito mais famosas) que ele tinha a ajuda de outros deuses em relação à captura de almas.Normalmente,isso era feito pra mantê-lo forte,alimentado,sempre satisfeito,e principalmente disposto para lutar.Pois,todos os deuses tinham um tipo de arma ou algo para atacar,como todos,Hades era deus de batalha e lutou contra Titãs.E já a lenda da Grande Guerra dizia que ele pegou a alma de certos Titãs.
Como alguns deuses do Olimpo que lutaram na Grande Guerra,Hades venceu Titãs,e como dito em lendas,cada deus tinha um tipo de arma ou poder pra atacar seus inimigos.Então,faz sentido ter a criação de uma arma que captura almas e pode ser usada para combates.
As Garras de Hades podem até ser consideradas existentes,com base em histórias que falam de batalhas entre os deuses,titãs e monstros.
Com uma arma retirada de Lorde Hades,era de se esperar que elas seriam de grande poder.Obtendo poderes vindos do inimaginável,um poder que até os deuses não deveriam ter conhecimento.E isso,pode com certeza garantir uma passagem mais fácil e emocionante no desejo de vingança de Kratos.
Hades,deus do Submundo,dos mortos e de suas almas.
Pode-se ver características de Hades que podemos comparar ele com Lúcifer:
Nós não podemos vê-lo,mas ele está sempre de olho nas nossas atitudes.Como nas falas dele durante a caminhada:
- Eu sabia que voltarias Espartano.Sentiu saudades?!
- Agora sei porque Zeus te admirava tanto,és um guerreiro competente.
- A brincar,Kratos?!
Além de Hades assistir os seus atos,ele também mostra o seu prazer no mal e sofrimento,como:
- Eu gosto de ouvir a tua dor.
- A tua dor é meu prazer.
- Minha alegria é no teu sofrimento.
- O teu sofrimento nunca acabará.
Por Hades ser o deus grego que chega mais perto de se comparar ao Lúcifer,ele demonstra sua aparência "Diabólica","Infernal":
Seu objetivo é sempre o mesmo:Traçar almas e mais almas,para sua própria glória,pra seu próprio engrandecer:
O mal sempre está ao seu lado.Lúcifer tem seus demônios como Astharoth,Baal e muitos outros,Hades tem seus múltiplos monstros,Medusa,Minotauro,Mortos-Vivos e outros.E as almas errantes,quando ele está em batalha,estão sempre ao seu lado.
A coisa mais preciosa pra Hades são almas,pra que ele possa fazer com elas o que ele quiser,assim como o Lúcifer.Tudo o que ele procura é por suas almas,pessoas que ele possa tragar,com todo o seu direito,vontade e prazer.
Também,de certo modo,ele pode ser chamado por alguns,de: Devorador de Almas.
Assim como o espírito maligno,Hades e pra Lúcifer a dor momentânea não é nada,pois eles,já estão castigados por seus erros e pecados brutais,e seu corpo já está acabado e consumido pela dor e maldade,então,pra eles realmente: A dor momentânea não é nada.
Acostumado pela dor,derrota,tristeza,baixa alto-estima,Hades diz aquelas palavras exatamente por isso,como:
- A dor momentânea não é nada.
- Eu vivo para a dor.
- Ah...dor.
Hades é um deus grego poderoso,e muito temido,porém,ele só é temido pelo seu cargo no Olimpo e como deus.Ele sendo o deus que cuida do Submundo sabe que se ele não autorizar a passagem dele para fora desse mundo ou para o Elísio,a vida dele está selada no berço da escuridão,preso para ser torturado,massacrado e tudo relativo a dor.E também,Hades é conhecido por sua injustiça e faz quase tudo para seu próprio prazer. Hades tem apenas maldade em seu coração,porque:
Antes mesmo da Grande Guerra,Hades não era Hades,o nome dele nem ao menos era esse.Mas como nunca seu outro nome é dito,nem mesmo na própria Lenda,então ninguém,ou pelo menos quase ninguém sabe seu outro nome,ficou marcado como Hades.Depois da Grande Guerra,e em algumas lendas antes.Já estava selado o destino do cargo de cada deus,o dele,alguns deuses e o Oráculo tinha dito e quase feito o cargo de Hades,que era: Ser deus do mundo desconhecido(do mundo dos mortos).Mas ele ficou revoltado pela injustiça pois,Zeus,Rei dos Deuses,Poseidon,Deus dos Mares,todos os seus irmãos tinham cargos dignos de serem chamados de excelentes,enquanto ele tinha o cargo de cuidar dos merecedores de dor e não merecedores,dos mortos bons e maus,mas um lugar que de passagem não era agradável a ninguém,que era viver no reino do Submundo.Daí em diante,ele só guardou ódio de todos os que concordaram de seu destino ser viver no Reino dos Mortos.
A outra lenda e mais conhecida,e em geral,a que mais faz sentido e dá ao Hades realmente um motivo para ter raiva de sua eternidade.Que é a lenda: Hades e todos os outros deuses queriam após a derrota dos Titãs um trabalho,mais um cargo,que era exatamente os mesmos cargos já conhecidos entre todos,mas nessa época,o trabalho de Hades não era ser deus do Submundo,mas sim ser o Tesoureiro dos deuses.Mas ele,tendo inveja de Zeus ser tão grandioso e poderoso,sendo o deus rei dos deuses,tendo poderes incomum dos outros,ele ficou com tanta inveja que fez atos e teve atitudes todas contra seu "superior",acabou que ele se rebelou,e então Zeus o castigou a viver eternamente no reino dos Mortos.Porque na verdade,o cargo como tesoureiro dos deuses seria de Hades,para os filhos dos deuses seria outros cargos que fossem necessários e precisos,e o cargo de cuidar do mundo inferior ficaria por conta de todos os deuses,parte à parte,cada deus iria ajudar com esse trabalho,daí em diante,quem cuidaria do Submundo seria Hades,e os tesoureiros seriam os descendentes dos deuses.Isso foi a causa,motivo e razão pela qual Hades é revoltado e a unica coisa que tem em seu coração é maldade e vontade insaciável de torturar,aniquilar,capturar almas.
Hades é o deus do Olimpo que também é considerado o deus Amaldiçoado,que estava com seu destino selado:viver em tortura por toda a eternidade. Hades tem suas duas poderosas,temidas e horríveis faces,a "Infernal" e a "Diabólica".
Após sua primeira derrota,ele aparece novamente,ele sai de sua forma Infernal para ir pra sua forma Diabólica.
- Ele parece sempre prevalecer,mas aos poucos que você realmente o enfrenta ele está aos poucos,só está perecendo,cada vez mais. Hades guarda em seu coração também muito e muito rancor.Ele nunca se esqueceu do que aconteceu,com ele e o que continua acontecendo.Em seu coração,depois que foi rebaixado,é puro rancor.
Ele tem palavras de certa persistência,como,coisas que envolvem realmente o "Mundo Obscuro",que envolvem persistência na palavra "Inferno". - Você não pode escapar do Inferno. - O Inferno espera-te. - O Rio Estige te espera. - Você não pode destruir do Inferno! Hades após ser rebaixado,passou e estava destinado a passar o resto de sua eternidade no Inferno(Submundo),ele,com tudo isso,já tinha um vinculo com seu reino do Submundo.Como ele mesmo diz: - Meu REINO! Hades,apesar de ser cruel,maldoso,sanguinário,impiedoso,rancoroso,um tipo de herege,revoltado,ele tinha o comportamento como o de qualquer outro,o problema de Hades é: Ele não tratou de boa forma sua inveja,nem sua raiva,ciúmes,pois,para tornar isso aceitável e compreensível ele devia ter primeiramente ter ido com calma,pois,a raiva não controlada não chega a lugar nenhum porque ter raiva não é pecado nem errado,ciúmes e inveja também,se Zeus era o Rei dos Deuses então,de certa,de certa forma,era porque ele era o escolhido (escolhido mas é porque estamos falando de Mitologia),então,não era necessário ele ter esse tipo de comportamento.Mas por isso,agora ele está condenado a viver eternamente em seu reino no mundo dos mortos.
Realmente e finalmente Hades foi derrotado.
Derrotado com sua própria arma,que captura sua alma,com o poder de capturar almas,é uma combinação unica para derrotar o deus do Submundo.
Obs. e uma pequena reflexão: Por que adorar e venerar um deus que apenas quer de você sofrimento,tristeza,dor,morte,escravidão,tormento,que gosta e sente prazer no seu sofrimento e dor,que a unica coisa que quer é a sua Alma para poder fazer com ela o que bem quiser só por prazer,que deseja sua morte.Será que realmente vale a pena adorar um deus assim?
O significado da Morte de Hades: Muitos não sabem o que significou a Morte de Hades,mas ela significou a ressurreição dos mortos,os guerreiros e outros humanos e criaturas que já foram vivas voltaram à vida. Com a morte de Hades,os que eram mortos voltaram à viver.
Morte do Hades: A morte de Hades quer dizer " o mal dominando o mundo",assim como o mundo está sendo dominado de tal forma,e sem muita explicação,porque as forças malignas estão vindo com muita força e em grande quantidade.As pessoas já não sabem mais fazer o que é correto para ser SALVO,mas por não se importarem elas são absorvidas,capturadas e agarradas pelo mal.E assim,como o mal,quanto mais nós alimentamos ele,mais ele se manifesta.Assim como os mortos estão vivos.
Derrotando Hades,Kratos não conseguiu apenas uma arma,mas sim sua Alma,o que iria garantir não só sua passagem pra fora do Submundo,mas também poder nadar pelo Rio Estige.Um lugar onde só poderia se atravessar com a alma de seu Senhor e Rei.
Com isso,Kratos tinha "selado" parte de seu destino e objetivo,o que iria leva-lo pra fora daquele mundo maligno.